CentroTV

Conheça as 360 praias que este ano vão ter Bandeira Azul

A Bandeira Azul vai ser hasteada este ano em 360 praias costeiras e fluviais, mais oito do que no ano passado, anunciou esta quarta-feira em conferência de imprensa a Associação Bandeira Azul da Europa. Veja aqui a lista completa.

Só que este ano por causa da pandemia da Covid-19 há um novo requisito para atribuição do galardão, um critério excecional que o presidente da associação, José Archer, espera que seja temporário e aplicado apenas em 2020 e que diz que “a entidade responsável pela praia com bandeira azul deverá assegurar a implementação de regras da DGS relativas ao combate à pandemia”.

Com um total de 87, o Algarve é a região com mais praias com bandeira azul atribuídas, seguida do Norte do país com 76, a região de Lisboa está em terceiro lugar com 57, o Centro com 46, Alentejo 36, os Açores com 42 bandeiras azuis e, por último, a Madeira com 16.

Este ano há mais oito praias com este galardão, destaque para as praias de Caxias e Paço d’Arcos em Oeiras e Castelo do Queijo, no Porto.

Os concelhos de Cascais e Sintra com várias praias continuam a não querer candidatar-se a este galardão atribuído pela ABAE.

Este ano há 11 novas praias com Bandeira Azul, a Norte, Castelo do Queijo e Árvore, na região Centro, Pedrogão Sul e Mâmoa. Na área de Lisboa, três praias vão hastear a bandeira azul, Caxias; Paço d’ Arcos e Foz do Sizandro. No Alentejo, a praia da Amieira. No Algarve a Marina de Portimão. Quanto às ilhas, a praia dos sargentos no concelho da praia da Vitória, Açores e a praia da Banda D’Além, no Machico vão ter a Bandeira Azul..