CentroTV

Conheça as voltas que a Volta vai dar este ano

A 78ª Volta a Portugal Santander Totta foi apresentada hoje, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa.

Com as cores do Banco Santander Totta, que dá naming à prova, a 78ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta corre-se entre 27 de julho e 7 de agosto.

A prova vai levar às estradas o calor da competição e as emoções de um grande e itinerante festival em permanente animação organizado pela Podium Events.

No ano em que Sporting e o Porto regressam às estradas, aumentando ainda mais as expectativas sobre a prova, Gustavo Veloso, o vencedor repetente dos dois últimos anos, surge novamente entre o lote de favoritos que deseja marcar a chegada a Lisboa com um triunfo na maior competição organizada no verão português.

São 18 equipas, das mais diversas geografias mundiais, inscreveram 144 competidores para alinharem no percurso desenhado entre Oliveira de Azeméis e Lisboa num total de 1618,7 KM que se vai fazer em 11 dias de competição – 1 prólogo e 10 etapas – com o Dia de Descanso marcado para Viseu.

O prólogo, de forte componente técnica, coloca a caravana da Volta muito perto daqueles que têm sido alguns dos palcos de excelência nos últimos anos. Braga, Fafe e Macedo de Cavaleiros vão apresentar aos principais protagonistas um árduo caminho com a inevitável passagem em Mondim de Basto e a mítica Sr.ª da Graça a anteceder uma abordagem inédita da Volta a Portugal às «Montanhas Mágicas», em que a Serra de São Macário e a Serra da Arada farão merecer, definitivamente, o dia de descanso em Viseu.

Retemperadas as forças surge a Etapa Rainha e o maior “Calvário” da Volta, com a “Torre” a desafiar os mais fortes por duas vezes com a promessa de coroação na Guarda. O pior já passou. Depois será preciso chegar a Lisboa.

Após uma etapa raiana, o único dia sem Montanha e após a maior neutralização da corrida apresentamos duas estreias absolutas: Nazaré e Arruda dos Vinhos recuperam, para a região Oeste, a maior prova do ciclismo português, colocando a Serra de Montejunto como o principal obstáculo daquela que será a mais longa etapa da Volta.

O final está à vista. No penúltimo dia, em que nos aliamos a Setúbal – Cidade Europeia do Desporto, e, com agrado, vimos Alcácer do Sal levar a Volta ao Alentejo, reservamos para o final da etapa o fantástico cenário da Serra da Arrábida que certamente alinhará o pelotão para a entrada na Avenida Luisa Todi.

Sem os Alpes ou os Pirenéus à mão, a 78ª Volta a Portugal Santander Totta apresenta, ainda assim, um alto índice de dificuldade, traduzido no elevado número de prémios de montanha pontuáveis, que, cremos, manterá o interesse desportivo até à decisão final com o contrarrelógio individual entre Vila Franca de Xira e Lisboa.