CentroTV

Conheça os melhores Entrudos da região Centro

Já cheira a Carnaval no Centro de Portugal! Um pouco por toda a região, preparam-se as festividades carnavalescas.

Conheça os melhores Entrudos da região Centro.

O Carnaval de Torres Vedras, com as célebres matrafonas, é uma atração obrigatória há muitos anos. “Made in Portugal” é o tema da edição deste ano daquele que é apelidado de “Carnaval mais português de Portugal” e que, entre os dias 1 e 6 de março, apresenta um programa recheado de diversão e muitas novidades. O corso escolar, os corsos diurnos e noturnos, o Arraial Fest e a música nos palcos espalhados pela cidade são alguns dos destaques da edição de 2019. Durante 6 dias, Torres Vedras é a capital da diversão! Mais sobre o Carnaval de Torres Vedras em https://goo.gl/E3XVjF.
Subindo pelo litoral da região, encontramos a Nazaré, onde o Carnaval atrai também muitos foliões. O Carnaval da Nazaré 2019 tem como mote a expressão nazarena “Menes c’a ninguém”. Além dos habituais desfiles, com grupos de foliões, há bailes nas coletividades da Nazaré, que já começaram no início de fevereiro. Mais sobre o Carnaval da Nazaré em https://goo.gl/gj9RVf.
Ali muito perto, o Carnaval de Alcobaça também merece bem uma visita. Este ano o tema é o Circo. De 28 de fevereiro a 6 de março, têm lugar festejos carnavalescos por todo o concelho, que animam toda a comunidade e os visitantes. Uma tenda junto ao Mosteiro de Alcobaça oferece um programa dedicado a todos os públicos. Mais sobre o Carnaval de Alcobaça em https://goo.gl/3Hsssh.
Grande animação é também o que aguarda os visitantes do Carnaval de Buarcos-Figueira da Foz. Um dos momentos mais aguardados já aconteceu, no dia 9, quando as três Escolas de Samba participantes apresentaram os Samba Enredo deste ano. A chegada dos reis do Carnaval , o Carnaval Infantil e o desfile noturno das escolas de samba são outros pontos altos das festividades, além dos corsos de Domingo e Terça-Feira. Mais sobre o Carnaval de Buarcos em https://goo.gl/w5nwFR.
Um dos Carnavais com mais tradição na região é o Carnaval Luso-Brasileiro da Mealhada. Esta ano, a Rainha Inês Simões e o Rei Igor Marchesi são as figuras do Carnaval mais brasileiro do país. A organização promete que será um dos melhores de sempre! Mais sobre o Carnaval da Mealhada em https://goo.gl/Yw3SUj.
Continuando a subir pelo Centro de Portugal, destacam-se o Carnaval de Ovar e o Carnaval de Estarreja. Os dois concelhos vizinhos partilham o gosto das suas populações pelo Carnaval e, de ano para ano, ambos se esmeram em oferecer festas inesquecíveis.
A cidade de Estarreja já fervilha com a animação da época. O Sítio do Carnaval abre no dia 22 e a partir daí há atrações quase todos os dias, como o Carnaval infantil, as marchas luminosas e o desfile noturno. Mais sobre o Carnaval de Estarreja em https://goo.gl/c11HTW.
Em Ovar, o Carnaval arrancou no dia 9 de fevereiro, com um Desfile de Carnavais Ibéricos, e prolonga-se até 5 de março, com muita animação e folia. Os visitantes podem assistir ao Carnaval das Crianças, à Noite da Farrapada, ao Desfile Noturno das Escolas de Samba e à Grande Noite Mágica, entre outros momentos emblemáticos. Mais sobre o Carnaval de Ovar em https://goo.gl/LPWFXH.
Mais afastados do litoral há Carnavais tradicionais, cuja autenticidade e diversidade os torna especiais junto dos visitantes.
Em Canas de Senhorim, no concelho de Nelas, acontece um Carnaval diferente, em que desfilam em despique dois bairros da vila, o Paço e o Rossio. As duas marchas carnavalescas percorrem as ruas, na Terça-Feira de Carnaval, e entram em despique no cruzamento principal. A marcha que cantar e dançar com mais alegria é a vencedora. Mas há mais tradições neste Carnaval singular, que pode consultar em https://goo.gl/P9jDUx.
Já o Carnaval de Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, distingue-se pela tradicional “Dança dos Cús”: ao terceiro compasso da música – uma valsa tocada pela filarmónica – os pares, divididos em duas filas, viram-se para o centro e chocam os traseiros. Uma forma espontânea e divertida de brincar ao Carnaval e que é uma tradição de séculos. Mas há mais neste Carnaval, como pode ver em https://goo.gl/WP2aQM.
Nas Aldeias do Xisto de Góis, na Serra da Lousã, tem lugar outro Carnaval diferente. Aqui, o Entrudo vivia-se de forma simples. Procurava-se roupa e objetos velhos, algo que ocultasse o rosto. Os mais criativos e engenhosos usavam uma máscara feita a partir de cortiça, a imagem de marca da iniciativa que ainda hoje acontece. Recuperada pela Lousitânea, esta tradição anima as ruas de Aigra Novas e das aldeias vizinhas todos os anos no Carnaval. A iniciativa decorre no dia 3 de março, a partir das 08h30. A Aldeia do Xisto de Aigra Nova é o ponto de partida para a Corrida do Entrudo, o momento alto do dia, em que os foliões vão passar pelas aldeias da Pena, Cerdeira, Esporão e Ponte Sotão. Ao longo do percurso, tudo lhes é permitido: declamar quadras jocosas sobre os habitantes, atormentar as velhas e seduzir as novas. Mais sobre esta iniciativa em https://goo.gl/jaGtxe.
No concelho de Ílhavo, há outro Carnaval que vale a pena conhecer. Todos os anos, na aldeia de Vale de Ílhavo, primeiro no Domingo Gordo e depois no dia de Carnaval, sai à rua um grupo de mascarados, conhecido como Cardadores – icónicas figuras desta localidade. Os Cardadores são um grupo exclusivamente masculino, na sua maioria solteiros e de origem perdida nas raízes do tempo, utilizando cardas – objetos tradicionalmente utilizado para o tratamento, na fiação e tecelagem, de lã ou linho. A sua preparação, que é efetuada através de um sigiloso processo de iniciação juvenil, inclui desde a execução das máscaras à aprendizagem dos rituais a ter durante os festejos, sobretudo a cardação das raparigas e as danças e urros que lhes são característicos. Mais informações sobre o Carnaval de Vale de Ílhavo em https://goo.gl/Gf9uin.
Também diferenciador é o Carnaval da Guarda. Entre 28 de fevereiro e 4 de março, o GuardaFolia apresenta uma série de propostas para animar a cidade mais alta do país. A programação deste ano conta com Teatro de Revista, com João Baião e Marina Mota; Desfile de Carnaval das Escolas; Fun Run; Desfile e Julgamento do Galo; as Tabernas do Entrudo; e ainda o humor de Salvador Martinha. O destaque via, claro, para o Desfile e Julgamento do Galo do Entrudo, um espetáculo que tem vindo a marcar a diferença nos programas de Carnaval de todo o país. Mais pormenores em https://goo.gl/ZT3vYU.
Descrever todos os Carnavais que acontecem no Centro de Portugal tornaria este artigo demasiado extenso. Afinal, esta é uma região com 100 municípios. Além dos mais famosos, há desfiles e festas em locais tão diversos como Caldas da Rainha, Covilhã(Carnaval na Neve), Figueiró dos Vinhos, Fundão, Mêda, Mira, Mira de Aire, Oleiros, Peniche, Proença-a-Nova, Sabugal… e muitos, muitos mais.