CentroTV

Conselho de Ministro suspende Carta de Perigosidade nos concelhos afetados pelos incêndios de 2017

Foi aprovado hoje no Conselho de Ministros , o decreto-lei que altera as regras de funcionamento do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), determinando a adaptação das áreas prioritárias de prevenção e segurança até 31 de março de 2023.

“O diploma permite que as comissões sub-regionais de gestão integrada de fogos rurais adaptem as áreas prioritárias de prevenção e segurança à realidade territorial e às necessidades das ações de proteção contra incêndios rurais até 31 de março do próximo ano”, adianta na sua página de Facebook o deputado do PS e ex-presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino.

“Até lá, mantêm-se em vigor as cartas de perigosidade constantes dos atuais Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios”, esclarece.

“Por isso, este decreto lei acaba por suspender a Carta da Perigosidade , que prejudicava os concelhos afetados pelos incêndios de 2017”, frisa o deputado .

Segundo Alexandrino “afinal vale a pena lutar e tive grande orgulho ter sido a voz dos autarcas , empresários e do povo, contribuindo para que o governo revertesse a situação”.

“Vamos agora à nova fase, que é a construção de uma nova Carta de Perigosidade que tenha em conta o desenvolvimento económico destes territórios”, conclui.