CentroTV

Conselho Intermunicipal da Região de Coimbra considera que o plano de recuperação económica necessita de ser melhorado

O Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra esteve ontem reunido para analisar “A Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030” delineada por António Costa Silva, tendo-se concluído que o “documento necessita de melhorias profundas com vista a responder às necessidades e desafios do país como um todo”, frisa a CIM.

 “A necessidade de melhorar e concretizar as propostas apresentadas, de realizar a conexão com outros instrumentos já aprovados, como é o caso do Plano Nacional de Investimentos, ou a necessidade de uma verdadeira política de coesão territorial que não aglutine investimentos nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, são alguns dos aspetos a melhorar”, sublinha ainda a CIM em nota de imprensa.

 “Estamos preocupados com alguma bipolarização entre as duas áreas metropolitanas evidenciada no plano e, por isso, no sentido de contribuir para a melhoria do mesmo, vamos apresentar medidas concretas, com especial enfoque em várias temáticas entre as quais  as infraestruturas aeroportuárias e ferroviárias, a melhoria de condições de mobilidade e acessibilidade ou o apoio às empresas e à demografia”, referiram os autarcas.

 Segundo os presidentes, este documento necessita de ser “mais objetivo, ou seja, centrado nas principais lacunas, prioridades e metas regionais e nacionais, com ações concretas para melhorar a vida das pessoas e das empresas, para que não seja «apenas mais um plano”.

 O documento, destacam, “precisa de ser claro e afirmativo num novo modelo de desenvolvimento económico que coloque o nosso País no ranking dos melhores da Europa”.

Os representantes máximos dos 19 municípios que constituem a CIM Região de Coimbra afirmam que, este plano deve ser “melhorado com uma visão ampla dos constrangimentos, mas também das potencialidades de todo o território e, para isso, irão remeter ao Governo um conjunto de propostas concretas com vista a melhorar o plano de recuperação económica para o horizonte 2020-2030”.