CentroTV

Coordenador da Task Force diz em Viseu que “nós já ganhámos a este vírus”

O coordenador da Task Force da vacinação contra a covid-19 disse hoje em Viseu que Portugal já ganhou a primeira batalha contra o vírus, mas alerta que há outros desafios pela frente, como a gripe sazonal e a administração de uma eventual terceira dose da vacina.

“Nós já ganhámos a este vírus. Pelo menos a primeira batalha está ganha. Isso é um grande alívio para todos nós”, frisou o vice-almirante Gouveia e Melo, acrescentando que a taxa de “incidência está a cair apesar do estado de desconfinamento”, da população ter ido de férias e de o país ter recebido turistas estrangeiros.

“O processo de vacinação venceu o vírus e agora temos que começar a aprender a reganhar a nossa liberdade e a nossa vida. Claro que com alguns cuidados, temos que ser inteligente, também não podemos ser descuidados”, declarou aos jornalistas à margem da inauguração do ano escolar na Secundária Alves Martins, em Viseu, onde estudou com 15 anos.

Questionado sobre os novos desafios que Portugal tem pela frente no combate ao novo coronavírus, Gouveia e Melo explicou que “a batalha seguinte é combater a gripe sazonal e depois ver se é necessário ou não dar a tal terceira dose”.

“Se é uma dose generalizada ou só para um grupo restrito de pessoas. Nós já estamos a dar a terceira dose para os imunossuprimidos e, portanto, isso tudo a seu tempo há de ser decidido, sem precipitações porque os nossos dados estatísticos mostram que a vacinação resulta, basta olhar para a incidência”, realçou.

A task force, 82% revela que a população portuguesa já tem a vacinação completa. A meta dos 85% deverá ser atingida no final da próxima semana.