CentroTV

Couves e abóboras de Natal em concurso no Mercado Municipal de Tábua

A quinta edição do Concurso de Couves de Natal do Município de Tábua decorreu, no Mercado Municipal de Tábua, integrando ainda o 3º Concurso de Abóboras de Natal, tendo sido inscritas para avaliação 11 couves e 13 abóboras.

O júri composto por António Oliveira, Carlos Santos e o empresário David Correia avaliaram os produtos tendo em consideração o peso, a aparência e o diâmetro.

Destaque para a atuação do Grupo de Cantares “Tábula de Tradições” da Academia Sénior de Tábua e para a presença do Pai Natal e seus Duendes, que animaram a manhã dos visitantes do Mercado Municipal.

Após a análise do júri e feitas as contas finais, foram atribuídos os respetivos prémios, ficando as classificações ordenadas da seguinte forma: na categoria das couves de natal, 1º Lugar “Couve nº 6” (José Fonseca), 2º Lugar “Couve nº 1” (Américo Batista Bernardo) e 3º Lugar “Couve nº 9” (Isabel Alves) e Menção Honrosa para a “Couve nº 5” (Henrique Ribeiro Ramos). Na categoria das abóboras de natal, os três primeiros lugares foram atribuídos da seguinte forma: 1º Lugar “Abóbora nº 6” (Lídias e Aurélios), 2º Lugar “Abóbora nº 5” (Lídias e Aurélios), 3º Lugar “Abóbora nº 9” (Lídias e Aurélios) e Menção Honrosa para a “Abóbora nº 3” (António Marques Rodrigues).

“Os três primeiros lugares de cada categoria, receberam Vales Brindes no valor de 25 euros, 50 euros e 100 euros, respetivamente, para trocar em produtos de uma cooperativa agrícola do concelho de Tábua”, adianta em nota de imprensa o município tabuense.

O Concurso de Couves e Abóboras de Natal “continua, assim, a desempenhar um importante papel na promoção da couve e abóbora como produtos regionais de importante valor económico, cultural e turístico, visto serem dois ingredientes indispensáveis e predominantes na Ceia de Natal das mesas beirãs”, refere a concluir a autarquia.