CentroTV

COVID-19. 200 reclusos em isolamento na Guarda

Desde esta sexta-feira à noite que os 206 reclusos do Estabelecimento Prisional (EP) da Guarda se encontram em isolamento profilático.
Têm todos menos de 50 anos e residem em diferentes zonas prisionais da instituição, mas tudo aponta que tenham sido infetados durante as saídas precárias autorizadas no Natal e no Ano Novo, adianta o Jornal de Notícias.
A direção do Estabelecimento Prisional da Guarda decidiu suspender as visitas e autorizar apenas que os reclusos saiam ao recreio em pequenos grupos, mas sem participarem em atividades lúdicas. Os trabalhos que habitualmente faziam nas oficinas continuam, na medida do possível, dentro das respetivas celas.
Em dez meses de pandemia é a primeira vez que há reclusos infetados. O rastreio abrangeu ainda os 53 reclusos da extensão localizada na freguesia de Cavadoude, Guarda, onde já funcionou o Instituto de Reeducação, mas todos os testes foram negativos.
Entre os 98 guardas-prisionais há dois infetados e outros dois em isolamento profilático em casa, depois de terem contactado com familiares que também testaram positivo.
Contatado pelo JN, o diretor da cadeia da Guarda, Luís Couto, não quis prestar esclarecimentos.