CentroTV

COVID-19. Chegaram à central de Montemor-o-Velho as primeiras vacinas destinadas a crianças

As primeiras vacinas destinadas a crianças chegaram ao Parque Logístico de Montemor-o-Velho, esta manhã.

São as primeiras 300 mil doses para crianças, cuja vacinação arranca no próximo fim de semana, 18 e 19 de dezembro.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, esteve presente nesta entrega, tendo frisado que se trata de “um dia muito importante”, e aproveitou para “deixar uma mensagem de confiança, em primeiro lugar da ciência, uma vez que há cerca de um ano atrás estávamos longe de imaginar que passado um ano estaríamos aqui a receber formulações pediátricas”.

“Quero deixar também uma mensagem de confiança para os pais, para vacinarem os seus filhos entre os 5 e os 11 anos. Como primeiro objetivo de proteger as crianças, mas também proteger a vida da nossa sociedade coletivamente”, sublinhou.

Sobre a percentagem de crianças que as autoridades esperam vacinar, o governante diz que não foram estabelecidas “métricas”, mas deixa espaço para que sejam “ultrapassadas as expectativas”, vacinando “o maior número de crianças” e, dessa forma, “normalizar a vida das crianças”.

O autoagendamento da vacinação contra a Covid-19 das crianças entre os 5 e os 11 anos fica disponível a partir desta segunda-feira. O Governo prevê que sejam imunizadas mais de 600 mil menores até meados de março.