CentroTV

COVID-19. Conheça as novas medidas de confinamento em Portugal

O primeiro-ministro, António Costa, fala novamente ao país depois de na semana passada ter sido decretado um confinamento geral.

O governo decidiu repor proibição de circulação entre concelhos ao fim de semana, anuncia Costa. A proibição regressa: não se pode atravessar concelhos aos fins de semana. E todos os estabelecimentos, alimentares ou não, têm que encerrar às 10 horas nos dias uteis e às 13 horas, aos fins de semana – exceto as lojas de alimentos, que só fecham às 17 horas nos fins de semana.

São encerrados todos os espaços de restauração em espaços comerciais mesmo em regime de take-away.

Serão proíbidas todas as campanhas de saldos e de promoções.

É proíbida a permanência em espaços públicos tai como jardins, que podem ser frequentados. Solicitamos a todos os presidentes das câmaras municipais que limitem acesso a locais de grande concentração de pessoas como frentes ribeirinhas, parques infantis e equipamentos desportivos.

Serão encerradas universidades sénior, centros de dia e centros de convívio.

Os trabalhadores que não podem fazer teletrabalho já tinham que ter uma credencial da empresa para se poderem deslocar. Agora, as empresas de serviços com mais de 250 trabalhadores terão 48 horas para comunicar quem terá de trabalhar presencialmente.

Todos os estabelecimentos deverão encerrar às 20.00 aos dias de semanas e às 13.00 aos fins de semana. Haverá mais visibilidade das forças de segurança na via pública.

Nas autarquias, limitação do acesso aos locais de grande concentração de pessoas, como frentes marítimas ou ribeirinhas

Sinalização da proibição em bancos de jardim, parques infantis ou equipamentos desportivos, mesmo de desportos individuais, como ténis ou padel