CentroTV

COVID-19. Detetados 4 casos em funcionários da Câmara de Coimbra

Foram detetados quatro casos de funcionários com COVID-19 na Câmara de Coimbra.

O município informa que foram “realizados ontem 59 testes rápidos num rastreio aos funcionários municipais dos setores onde foram detetados quatros casos positivos de COVID-19”.

58 desses testes “não detetaram a presença de coronavírus e um teste foi inconclusivo, pelo que será repetido nas próximas horas para confirmação do resultado”, revela ainda a autarquia em nota de imprensa enviada à CentroTV.

Os quatro funcionários municipais que testaram positivo à COVID-19 já se “encontram isolados em casa e sem necessidade de internamento ou tratamento hospitalar”.

A situação está a ser gerida pela Autoridade de Saúde Local, que “determina as medidas a adotar em cada momento e a qual conduz a investigação epidemiológica. Pelos dados apurados até ao momento, o foco de contágio não terá origem nos serviços ou atividades da câmara municipal”, anuncia.

O Departamento de Recursos Humanos, através dos serviços de saúde, higiene e segurança no trabalho, estão a “acompanhar os casos suspeitos, tendo sido ativados todos os procedimentos habituais previstos no Plano de Contingência do Município de Coimbra”.

Os trabalhadores dos setores onde foram detetados estes casos positivos de COVID-19 estão a ser “testados preventivamente, sendo que a maioria entrará em regime de teletrabalho já a partir da próxima segunda-feira, como determinado pelo Despacho N.º 155/PR/2020, emitido ontem pelo presidente da autarquia, Manuel Machado, considerando a evolução agravada da situação epidemiológica e a integração do concelho de Coimbra na lista da Resolução do Conselho de Ministros”.

Presencialmente, estes serviços municipais vão ser “assegurados com o mínimo de recursos possível, sendo que apenas será permitida a presença dos trabalhadores onde não for detetado a presença do coronavírus no rastreio que está a ser realizado”, assegura a autarquia.

Ao final do dia de ontem, foi realizada nesses setores uma desinfeção geral pela unidade especial da Câmara Municipal de Coimbra, a cargo da Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores, que terminou pelas 21h00.