CentroTV

COVID-19. Estudo revela que 97% dos vacinados apresentam anticorpos protetores contra a doença

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) encontra-se em processo de vacinação de todos os seus funcionários, tendo já sido vacinados 4.458 (55%), o que representa mais de metade da população ativa desta instituição.

A vacinação para a COVID 19, realizada com 2 doses de vacina (Pfizer), com intervalo de 3 semanas, desenvolve dois tipos de imunidade: a imunidade celular e a imunidade humoral, sendo esta última mais fácil de avaliar através de doseamento de anticorpos tipo Imunoglobulina G, anti-SARS-COV-2, (anti-espícula).

Os Serviços de Saúde Ocupacional e Patologia Clínica do CHUC, em articulação, estão a levar  a cabo um estudo serológico alargado, proposto a todos os funcionários, com  o objetivo de monitorizar a eficácia da vacinação.

Este estudo, com uma adesão praticamente total, é constituído por uma determinação pré-vacinal que permite a avaliação do estado basal da população, seguida da avaliação pós-vacinal, com o objetivo de determinar a intensidade da resposta serológica à vacina.

Estas fases serão complementadas  com a avaliação ao longo de um ano, permitindo assim monitorizar a duração da resposta humoral, através de determinações seriadas do título de anticorpos específicos para SARS-CoV-2, aos três, aos seis e aos 12 meses.

Na primeira avaliação pós vacinal, dos cerca de 2100 funcionários vacinados (primeiro grupo que aderiu e já com as duas doses), cerca de 97% respondeu de forma adequada produzindo anticorpos em níveis elevados garantindo assim, com elevado grau de probabilidade, uma proteção contra a estirpe para a qual foi desenvolvida esta vacina.