COVID-19. Investigadores da Universidade de Aveiro criam teste de saliva para detetar doença

Investigadores da Universidade de Aveiro desenvolvem teste de saliva ultrassensível à Covid-19 e 100% eficaz.

Afirmam que funciona a 100 por cento na deteção do vírus da Covid e basta recolher saliva. Investigadores do laboratório de Medicina do Genoma do Instituto de Biomedicina (iBiMED) da Universidade de Aveiro (UAveiro) deram a conhecer à RTP o desenvolvimento de um kit de recolha de saliva e um teste de saliva, ultrassensível para a Covid-19, adianta a RTP.

O trabalho resulta de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV-Santa Maria da Feira), o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV-Aveiro), o Centro Médico da Praça de São João da Madeira e a empresa nacional de engenharia de plásticos Muroplás, especializada no setor médico-hospitalar e com sede na Trofa, que fornece os tubos de recolha da amostra da saliva.

Um teste que. ao contrário da recolha através de zaragatoa – o cotonete gigante que é introduzido no nariz -, não é desconfortável. Para recolher a amostra basta “cuspir” saliva para um tubo de recolha criado para o efeito e a garantia da verificação da infecção, garante Artur Manuel Silva, vice-reitor da UAveiro e presidente do Conselho Científico, é de 100 por cento, refere ainda a reportagem da RTP.

 

Fonte: RTP

Seguinte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CentroTV nas redes sociais

blank

Meteorologia Centro

blankblankblank

blankblankblank