CentroTV

COVID-19. Vinte profissionais do IPO de Coimbra infetados

Existem 20 funcionários diagnosticados com Covid-19 no Instituto Português de Oncologia (IPO), em Coimbra.

O Conselho de Administração do IPO de Coimbra esclarece, hoje em comunicado que desde o início da pandemia foram “identificados apenas 34 casos em profissionais de saúde, num universo de cerca de 1100 colaboradores ao serviço. Atualmente 20 profissionais estão diagnosticados com COVID-19 e encontram-se em isolamento, estando 14 curados”.
“Esta informação é dinâmica e atualizada diariamente. A curva de novos casos em profissionais do IPO de Coimbra acompanha naturalmente a tendência crescente da pandemia na região e no país”, sublinha.
O Serviço mais afetado foi a “cozinha que se encontra encerrada há uma semana, tendo de imediato sido implementada uma alternativa, fruto da parceria já existente com o SUCH (Serviço de Utilização Comum dos Hospitais). Não existiu qualquer linha de contágio entre os profissionais da cozinha e outros profissionais ou doentes”, realça o IPO.
No que respeita aos doentes, desde o “início da pandemia foram identificados 44 casos, atendendo à implementação precoce do rastreio generalizado como garante da continuidade dos tratamentos em segurança. Todos os casos resultaram de linhas de transmissão na comunidade e não implicaram o contágio de nenhum profissional”.