CentroTV

Cruz Vermelha de Coimbra promove o combate ao isolamento social dos mais idosos

O projeto Geração pela inclusão leva os mais jovens às aldeias remotas onde a população residente é essencialmente idosa.

Focados no propósito de combater o isolamento social e a exclusão digital em idosos, este projeto da Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa potencia um trabalho intergeracional e promove o desenvolvimento de competências sociais, pessoais e digitais, tanto nos idosos beneficiários como, e não menos impactante, nas camadas mais jovens que se voluntariam para executar o projeto.

Através de um processo de apadrinhamento, estes jovens responsabilizam-se por apoiar, continuamente, o bem-estar dos idosos, fomentando a promoção de uma relação positiva de proximidade, bem como capacitar estes beneficiários para índices de literacia digital que permitam a sua autonomia no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação básicas.

O Projeto, no terreno há cerca de dois meses, já conta com a participação de 16 idosos e 10 jovens voluntários e está previsto prolongar-se até dezembro do presente ano.