CentroTV

Cuidadores formais da Cáritas de Coimbra contribuíram para o projeto Pharaon

Depois de realizadas as sessões de cocriação do projeto Pharaon com utentes das Estruturas Residenciais para Idosos da Cáritas de Coimbra, foi a vez dos cuidadores formais darem também o seu contributo.

“Foi realizada uma sessão de grupo que contou com a participação de 17 colaboradores que puderam partilhar as suas opiniões sobre uma plataforma de b-learning denominada “Campus de Cuidadores” dirigida a cuidadores formais e informais e sobre uma ‘Incubadora Social’ que consistirá numa plataforma digital focada na divulgação de serviços, produtos e eventos”, adianta a Cáritas Coimbra em nota de imprensa.

A Cáritas Diocesana de Coimbra está a 2participar no projeto internacional Pharaon, que pretende testar alguns serviços e aplicações digitais, que possam vir a ser distribuídos e utilizados por pessoas mais velhas, com vista à melhoria da sua independência, segurança e capacidades. Uma das formas de alcançar este objetivo, é reforçando os recursos comunitários de apoio (como é o caso dos cuidadores formais e informais) aos grupos mais fragilizados de adultos mais velhos. O consórcio do projeto Pharaon é composto por 42 entidades europeias e é financiado programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia”.

Na sessão participaram Diretores Técnicos de equipamentos de idosos, assistentes sociais, ajudantes de ação direta ou trabalhadores auxiliares.

O principal objetivo desta reunião foi a “recolha de requisitos que permitam construir as novas plataformas, junto dos potenciais utilizadores destas tecnologias. Para promover a implementação deste tipo de serviços, é essencial recolher informação sobre as reais necessidades e desafios no terreno por parte daqueles que as experienciam diariamente”.