A curta-metragem “O Bazófias” da autoria de Paulo Lencastre Leitão da CentroTV foi escolhida para integrar a Mostra de curtas-metragens sobre a temática da Água no 8º Fórum Mundial da Água, que vai decorrer em Brasília (Brasil) de 18 a 24 de março deste ano.
A curta-metragem tem imagem de Sandro Garcia e Tiago Cerveira, e edição de Sandro Garcia.
Esta Mostra decorre da parceria estabelecida entre o município de Seia, através do festival, e o Projeto “Rumo a Brasília”, de que é Comissário Nacional Jaime Melo Batista do LNEC.
O Pavilhão de Portugal, com mais de 200 m2, terá uma pequena sala para pequenas palestras e projeções diárias de curtas CineEco, cujo programa está em elaboração.
Nos dias do Fórum serão exibidas 17 Curtas Internacionais, que já estiveram em competição na edição de 2017 do festival de Seia. e 15 curtas portuguesas, de até 5 minutos, estas últimas resultantes da abertura de inscrições para o efeito.
Ao todo inscreveram-se perto de 3 dezenas de curtas portuguesas, tendo a organização selecionado 15.
A seleção das 15 curtas portuguesas está publicada no site do festival www.centrotv.pt
“Esta é mais uma oportunidade de afirmação do CineEco, único festival de cinema em Portugal dedicado à temática do ambiente e que conta com o alto patrocínio da Presidência da República e do departamento de Ambiente das Nações Unidas”, adianta em comunicado o CineEco.
Em Brasília, o diretor do CineEco, Mário Branquinho coordenará estas exibições e será simultaneamente um dos membros do júri de um festival de curtas sobre a Água, organizado pelo Filmambiente e que decorrerá no referido Fórum.
O Fórum Mundial da Água, organizado a cada três anos, desde 1997, pelo Conselho Mundial da Água e pelo país anfitrião (este ano o Brasil), tornou-se um acontecimento incontornável da agenda internacional, assumindo-se como o maior evento dedicado à água a nível global. Acolhe cerca de 30 000 pessoas durante uma semana.