CentroTV

Deputados do PSD alertam para falta de médicos em Mortágua

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Viseu, alertam para a falta de médicos no Centro de Saúde de Mortágua.

Os deputados do PSD, em recente “reunião com médicas, com a responsável do serviço de enfermagem e com a responsável pelos serviços administrativos do Centro de Saúde de Mortágua, constataram que, desde novembro, existe um grave problema no acesso às consultas de medicina familiar por falta de médicos. Dos seis médicos existentes no quadro, apenas três se encontram em serviço e, mesmo esse, encontram-se com redução de horário de trabalho”, adiantam em nota de imprensa.

Esta falta de médicos e a “incapacidade da direção do ACES do Baixo Mondego para solucionar esta insuficiência, levaram ao cancelamento de todas as consultas programadas, exceto para mulheres grávidas e crianças com menos de dois anos, ao encerramento da extensão de saúde de Espinho e à redução do horário de funcionamento entre as 8h00 as 18h00, quando deveria ser das 8h00 às 20h00”, salientam.

No entender dos social-democratas “trata-se, portanto, de uma situação intolerável que coloca em causa a prestação de cuidados de saúde primários a uma população de mais de 10 mil utentes”.

Acrescentando que “mais grave e incompreensível é saber que algumas destas situações foram atempadamente conhecidas pela direção do ACES e ARS do Centro e, mesmo assim, nada de relevante foi feito para evitar ou minimizar as consequências para os utentes. Não fosse a determinação, o esforço e o espírito de missão dos médicos em funções e o resultado seria ainda mais gravoso”.