CentroTV

Descontos nas portagens nas Ex-SCUT entram hoje em vigor

Os descontos de portagens nas ex-SCUT, entraram hoje em vigor, com reduções entre os 25 e os 55 por cento, consoante a classe do veículo e o período diurno ou noturno.

“A medida foi aprovada em outubro, em Conselho de Ministros, e garante um desconto de 25 por cento aplicado desde o oitavo dia de utilização mensal para os veículos de classe 1 e 2, em determinados lanços da A22, A23, A24, A25, A28, A4, A13 e A13-1”, adianta o Ministério da Coesão Social em comunicado.

Para os veículos de classe 2, 3 e 4 afetos ao transporte de mercadorias, os descontos já existentes aumentam para 35 pro cento durante o dia e 55 por cento durante a noite. Este desconto abrange igualmente os fins de semana e feriados e aplicam-se aos lanços onde são aplicados os 25 por cento para a classe 1 e 2, bem como às vias da Concessão do Grande Porto (A4, A41 e A42) e das Concessões Costa da Prata (A17, A25 e A29).

“Os autocarros passam a beneficiar de descontos semelhantes aos do transporte de mercadorias, ou seja menos 35 por cento de dia e 55 por cento à noite, feriados e fins de semana. Estes descontos aplicam-se aos lanços da A22 e A23, às ex-SCUT do Interior bem como às vias da Concessão do Grande Porto (A4, A41 e A42) e das Concessões Costa da Prata (A17, A25 e A29), tendo o objetivo de incentivar a utilização de transportes coletivos”, adianta.

Este pacote de descontos teve “em conta a sustentabilidade orçamental necessária para o Governo continuar a reduzir, de forma progressiva, as portagens no interior do país”.

Para beneficiar do desconto bihorário, é “necessário que os veículos estejam registados como afetos ao transporte rodoviário de mercadorias ou ao transporte rodoviário de passageiros por conta de outrem ou público, nos termos dos regimes jurídicos da atividade de transporte de mercadorias e da atividade de transporte de passageiros em autocarro. Mais informação sobre este registo pode ser encontrada na página do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.