CentroTV

Descubra as Festas do solstício e a Caminhada do Lampião

Os dias que antecedem a data de 21 de junho trazem uma azáfama invulgar à pequena aldeia de Alvoco da Serra e a cada um dos seus 115 habitantes. Por esta altura ninguém tem mãos a medir. Dias e noites dentro, na sociedade recreativa, há quem costure, cole, pendure e arrume. Há quem se envolva de alma e coração.

A Caminhada do Lampião, que acontece na noite de 22 para 23 de junho, é o ponto alto das Festas do Solstício. Tal como outrora, percorre os campos junto à ribeira de Alvoco, pela noite fora, em homenagem aos muito agricultores, hoje em menor número, que em tempos regavam os campos com recurso aos “giros de água” e à luz de um lampião. Para participar na caminhada, o lampião continua a ser obrigatório, mas já não é necessário ter campo de cultivo em Alvoco. Basta aparecer!

Ao longo dos três dias de festa, à caminhada juntam-se outras tantas atividades, como oficinas, tertúlias, exposições, música e arte de rua. Decoradas e engalanadas, as casas da aldeia são pontos de convívio entre todos, habitantes locais e turistas, e onde é possível provar os sabores mais genuínos da região.

Nas ruas, a decoração será responsável e sustentável, aproveitando recursos e materiais em fim de ciclo, reutilizando, reciclando e respeitando a natureza. Toda a arte de rua é feita por quem lá vive, numa combinação surpreendente entre duas artistas convidadas para uma residência artística na aldeia, a Margarida Girão e a Susana António, e os habitantes de Alvoco da Serra. Nas estreitas ruelas haverá sempre quem cante, toque ou recite. O verão, acredite ou não, começa aqui.

As Festas do Solstício e Caminhada do Lampião são promovidas pela Junta de Freguesia de Alvoco da Serra em parceria com todas as coletividades da freguesia, Município de Seia e ADIRAM. Esta Festa, cofinanciada pelo Fundo Ambiental, integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.