CentroTV

Desde os anos 1950 até o século XXI: o mundo do entretenimento está rendido à união dos jogos com a tecnologia

Certamente já se perdeu num livro, chorou a ouvir uma música ou até aplaudiu de pé uma peça de teatro. Apresentando-se como uma combinação de emoções, o entretenimento chega ao dia a dia da população portuguesa oferecendo oportunidades de lazer através das variadas ferramentas que dispõe. Uma delas é a indústria dos jogos, que partiu do tradicional para um fenómeno totalmente no online.

Efetivamente, com a democratização deste setor no quotidiano da população, a relação entre homem e ficção moldou-se a uma nova realidade. Neste contexto, uma das principais tendências do entretenimento é experienciar os eventos através das transmissões online divulgadas maioritariamente nas redes sociais. Também conhecidas como live streaming, estas transmissões estenderam-se a todo o país e marcaram o entretenimento no ano de 2020, tal como aconteceu na região Centro, que fez uso dos seus canais online para divulgar as Festas da Cidade de Coimbra e a Serenata Monumental da Queima das Fitas de Coimbra.

Porém, apesar das novas tendências do setor, a indústria dos jogos desde cedo se demonstrou uma das forças motrizes do entretenimento e veio revolucionar o conceito de tempo livre. Se os jogos populares portugueses, como os emblemáticos Jogos do Eixo, da Cabra-Cega e do Prego, fazem parte da história e da cultura do país, a evolução dos mesmos, decorrente do advento da tecnologia, foi totalmente transformadora para a indústria.

Opções para todos os tipos de jogadores

O mundo dos jogos é alvo de constantes mudanças devido à evolução tecnológica que tanto caracteriza o século XXI, o que se reflete diretamente na sua abrangência de mercados. No entanto, é nos anos 1950 que se dá o primeiro passo nos jogos eletrónicos, com a criação do UNIVAC I, considerado um dos primeiros computadores vendidos e no qual se começaram a testar os primeiros jogos.

No entanto, só uns tempos mais tarde, por volta dos anos 1970, é que a febre dos jogos começou com o surgimento dos jogos de Arcade. Assim, as máquinas que apresentavam jogos como Space Invaders e, principalmente, o famoso Pac-Man faziam sucesso e espalharam-se por todos os cantos do mundo.

Porém, tudo mudou quando os anos 1990 chegaram e a internet reinventou por completo a indústria dos jogos. Com a popularização dos computadores nos lares e, mais tarde, com o surgimento dos smartphones e, consequentemente, das aplicações, um novo universo passou a ser explorado.

Presentes em todo o mundo e já fazendo parte do dia a dia da população global, a força do mercado dos jogos online é facilmente comprovada e, atualmente, é uma das indústrias mais lucrativas em Portugal. Só em março de 2020, de acordo com uma pesquisa efetuada pela empresa britânica Revolut, os portugueses gastaram 136% mais em consolas como PlayStation. Além disso, as transações efetuadas em plataformas de jogos online como a Steam cresceram em 241% por comparação ao mês anterior.

Por isso, para além de demonstrarem uma expressão notória na economia portuguesa, existem jogos que se destacam no panorama nacional. Entre os mais emblemáticos está o Fortnite, que, desenvolvido pela Epic Games, baseia-se num conceito de sobrevivência no qual os jogadores podem jogar em multiplayer. Também o DOTA II se destaca neste contexto e, funcionando por equipas, tem como principal missão derrotar a base da equipa adversária ao aniquilar o seu Ancestral. Numa outra perspetiva, o próprio mundo dos casinos chegou ao online e atualmente é possível usufruir de jogos como as slots num ambiente virtual. Com versões gratuitas, as slots destacam-se por sua variedade de temas, que vão desde mitologia até cultura pop, e por oferecerem diversos tipos de slots machines, sendo as clássicas e as progressivas algumas delas. Por outro lado, existem jogos disponíveis para smartphone que também se distinguem, tal como acontece com o Tower Slash, que, disponível para Android, tem como objetivo defrontar adversários conforme a personagem vai escalando uma construção.

De facto, os jogos desde o seu surgimento até aos dias de hoje constituem-se como uma das principais forças do entretenimento. Por isso, além dos seus benefícios económicos para o país, apresentam vantagens para a sociedade e o seu comportamento.