O Comando Distrital de Leiria informa que no passado fim de semana, através da Esquadra da Nazaré, procedeu à detenção de um cidadão, com 49 anos de idade, por violência doméstica sobre a sua companheira de 45 anos de idade, revela hoje em nota a PSP.
Segundo aquela polícia, pelas 00h05 de domingo foi recebido um pedido de auxílio, via linha de emergência 112, relativa a situação de violência doméstica entre casal com agressões a decorrer.
“De imediato foi ativada uma equipa do serviço de patrulha que, volvidos breves instantes, chegou ao local e fora recebida por um funcionário da unidade hoteleira onde o casal se encontrava a pernoitar que, encontrando-se com evidente preocupação, relatou o que ouvia e conduziu os polícias ao quarto onde decorreriam as agressões”, adianta.
Nessa aproximação ao “referido quarto tudo fazia pressupor estar a concretizar-se algum tipo de estrangulamento ou de asfixia de uma mulher, pelo que se precipitou a entrada imediata com vista a fazer cessar tal comportamento violento e grave”.
No interior do quarto os polícias “depararam-se com o suspeito em cima da vítima, a apertar-lhe o pescoço e a tapar-lhe a boca, sendo que foi de imediato manietado e algemado”.
A vítima, por sua vez, “não conseguia nos primeiros momentos proferir qualquer expressão, apresentando a face num tom arroxeado, típico de quem se encontrava em cianose, bem como diversas marcas de agressão”, explica ainda a PSP.
“Face ao exposto foi concretizada a detenção do suspeito e desenvolvidas no imediato um conjunto de diligências com vista à cabal recolha de prova atendendo a que se trata de crime de investigação prioritária, Violência Doméstica, e cujo autor apresenta antecedentes por este tipo de crime, no passado recente”, diz.
Nessa sequência foi o suspeito presente à autoridade judiciária, em Leiria, pelas 14h00 do dia de ontem, tendo-lhe sido decretada as medidas de coação de afastamento e proibição de contactos com a vítima por qualquer meio.
Com esta ação policial, cujo desfecho “cremos ter dependido integralmente da rapidez da nossa intervenção, o Comando Distrital de Leiria reforça a tranquilidade pública da comunidade residente e que diariamente protege”.
“Reiteramos que nos manteremos com especial atenção a este e qualquer outro fenómeno que afete a segurança dos nossos concidadãos, aproveitando ainda para apelar a toda a população para a necessidade de comunicação e participação às autoridades de quaisquer atitudes e comportamentos que considerem suspeitos, pois será um forte contributo para o combate ao crime de modo mais eficaz e, assim, incriminar os seus responsáveis”, afirma a concluir.