O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção do Ambiente do Destacamento Territorial de Coimbra, no dia 18 de maio, na localidade de Boiça – freguesia de Ceira, identificou dois homens por infração à lei da pesca.
“Esta ação decorreu no seguimento do patrulhamento e fiscalização nas bacias hidrográficas dos rios Mondego, Ceira, Dueça e Alva, procurando incidir sobre a prática de pesca ilegal, com a finalidade de prevenir e reprimir o exercício do ato piscatório por meios e métodos contrários aos legalmente definidos”, adianta hoje a GNR em comunicado em enviado à CentroTV.
Os indivíduos procediam à pesca nas proximidades de um açude no rio Ceira, tendo já na sua posse dois exemplares de sável e três lampreias, espécies que se encontram no seu período de defeso.
Na sequência desta operação foram levantados dois autos de contraordenação, pela prática da atividade piscatória fora do período permitido, cujas coimas variam entre os 5.000 euros e os 50 mil euros, tendo o pescado sido restituído ao seu habitat natural.