CentroTV

DGARTES tem concursos abertos para apoio às artes

O Município de Oliveira do Hospital, através do pelouro da Cultura, informa todos os interessados que a Direção-Geral das Artes (DGARTES) abriu quatro concursos no âmbito do programa de apoio às artes, cujas candidaturas decorrem até meados do mês de setembro.

“A Câmara Municipal, como vem sendo habitual, disponibiliza apoio técnico, na apresentação da candidatura, aos artistas/associações do concelho de Oliveira do Hospital devendo contactar o Gabinete de Apoio à Vereação”, afirma a autarquia.

Há três concursos a decorrer para o Programa de Apoio a Projetos 2021 nos domínios da Criação e Edição e da Programação, com um montante financeiro global de 6.280.000 euros, e que contempla a possibilidade de apoio a projetos que integrem uma atividade ou um conjunto de atividades até ao limite de execução de 18 meses. Pela primeira vez, a DGARTES abriu dois concursos nos domínios da Criação e Edição: um para as artes performativas (com 3.240.000 euros disponíveis) e outro para as artes visuais (com uma verba de 1.000.000 euros), procurando ir ao encontro tanto das expetativas dos profissionais das artes visuais como das especificidades das disciplinas de arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media.

Como refere a tutela, é de sublinhar a “preocupação que estes programas de apoio revelam com dimensões fundamentais para uma cultura de sustentabilidade, investimento, inovação, transição digital, igualdade de género, promoção da diversidade étnica e cultural, preservação ambiental, inclusão social e coesão territorial, objetivos que serão agora ainda mais valorizados, com impacto direto na avaliação das candidaturas”.

Até 22 de setembro decorrem as candidaturas para o Programa de Apoio a Projetos no domínio da Internacionalização, nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media), artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), artes de rua e cruzamento disciplinar.