CentroTV

DGS mostra normas para Festa do Avante que limita entradas a 16 mil pessoas

A Direção-Geral da Saúde (DGS) limita a lotação da Festa do Avante! a cerca de 16 mil pessoas, com uso obrigatório de máscara para todas as pessoas a partir dos 10 anos.

A DGS prevê ainda que as pessoas assistam aos concertos e iniciativas dentro do recinto em lugares sentados.

As orientações das autoridades de saúde para a Festa do Avante! estipulam ainda que o consumo de álcool só seja permitido até às 20h00, fora dos espaços de restauração.

documento divulgado esta segunda-feira pela Direção Geral da Saúde (DGS), revela que “a tipologia do evento acarreta diferentes riscos, não só pelo número de participantes mas também pelas caraterísticas, comportamento esperado, local do evento, duração, atividades disponíveis, circuitos de circulação de pessoas, situação epidémica, entre outros múltiplos critérios”.

A DGS alerta que a participação de membros de várias gerações “implica a potencial exposição de pessoas que pertencem a grupos mais vulneráveis ao vírus SARS-CoV-2”. O facto de a Festa do Avante! se realizar na Área Metropolitana de Lisboa (AML) acarreta “um risco real de que, durante o evento, circulem pessoas infetadas, com ou sem sintomas”, alertam as autoridades de saúde.