O Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e a Associação de Apoio ao Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo estão a promover várias atividades alusivas a esta efeméride, inseridas na comemoração que o CHUC desenvolveu como “Coimbra-Novembro mês da Diabetes”.
A temática para este ano de 2020, escolhida pela Internationl Diabetes Federation (IDF) foi: “Diabetes: Enfermeiros fazem a diferença”.
Face ao período que estamos a vivenciar, as atividades vão ser muito mais reduzidas. Assim, nos próximos dias 6 e 7 de novembro terão lugar as “24ªs Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Coimbra”, em formato virtual, organizadas pela Associação de Apoio ao Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, em colaboração com o Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do CHUC.
Haverá ainda colocação de faixas e cartazes alusivos ao tema, nos vários polos do CHUC e em alguns mupis da cidade, (colaboração da Câmara Municipal de Coimbra), distribuição de t-shirts com o símbolo da Diabetes a todos os jogadores da Associação Académica de Coimbra-OAF, que entrarão em campo (em jogo que irá decorrer durante este mês) envergando as referidas camisolas (numa colaboração da direcção da AAC-OAF e do Laboratório Novo Nordisk que ofereceu as camisolas).
“Todas as atividades têm como mote principal sensibilizar os utentes e a comunidade em geral para um grave problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo mundo, onde Portugal se inclui, com um número que vai além de um milhão de pessoas”, salienta o Centro Hospitalar.