CentroTV

Dia Mundial do Turismo em Arganil celebra a arte de “Ser Sapateiro”

A Câmara Municipal de Arganil vai comemorar o Dia Mundial do Turismo com uma homenagem aos sapateiros do concelho.

A inauguração da exposição “Ser Sapateiro” é no dia em que se celebra mundialmente o Turismo, o dia 27 de setembro, contando com a presença do sapateiro Manuel Gonçalves de Casal de Frade, pelas 16h30.

Relembrando que esta é uma profissão e uma arte manual que teve em tempos grande representatividade no concelho, a Câmara Municipal de Arganil através do seu Núcleo Museológico de Etnografia vai levar a efeito a exposição “Ser Sapateiro”, que vem no seguimento da homenagem às profissões antigas do concelho e que iniciaram neste espaço em maio com a exposição “Ser Cesteiro”.

“O sapateiro é aquele que com arte e mestria manuseia artesanalmente sapatos, dando-lhes a limpeza, o arranjo e o tratamento adequado que garanta o bem-estar dos pés”, enfatiza a autarquia em nota de imprensa.

A profissão de sapateiro foi sobrevivendo através dos séculos e adaptando-se aos novos tempos. Transmitida de geração em geração, há quem no dia de hoje procure o artesão de mãos sábias, para fazer renascer o que para nós parece estar acabado.

Esta mostra pode ser apreciada até ao dia 30 de outubro no Núcleo Museológico de Etnografia de Arganil, entre as 9h30 e as 17h00.