CentroTV

Diocese de Coimbra apresenta Plano Pastoral para triénio 2021-2924

D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra

Vai ter lugar uma conferência de imprensa de apresentação do Plano Pastoral para o triénio 2021-2024, hoje, pelas 15h00, na Casa Episcopal, situada na rua do Brasil.

A conferência de imprensancontará com a participação de D. Virgílio do Nascimento Antunes, bispo de Coimbra, Pe. Manuel Carvalheiro, vigário episcopal para a pastoral e Ana Filipa Santos, membro do Conselho Pastoral Diocesano.

“Numa altura em que já se vive uma grande onda de entusiasmo rumo às Jornadas Mundiais da Juventude 2023, a Diocese de Coimbra inicia um novo triénio de caminhada pastoral, especialmente dedicado aos jovens, com o objetivo de lhes abrir novos caminhos de encontro com Cristo e potenciar a sua integração na Igreja”, salienta a Diocese em nota.

Na Carta Pastoral publicada no passado dia 28 de agosto, D. Virgílio Antunes define que “o Plano Pastoral Diocesano será um instrumento unificador de orientações, perspetivas e sonhos da nossa Igreja de Coimbra, que se sente a caminhar em sintonia com o Espírito de Deus, necessitada de juventude e que se deseja ver renovada em todas as suas pessoas e estruturas por uma presença maior dos jovens tocados pela fé em Jesus Cristo.”

“Inspirado no dinamismo sinodal assumido pela diocese, o Plano Pastoral foi elaborado com base na avaliação feita ao plano pastoral do triénio anterior e com o contributo das respostas aos questionários realizados aos Conselhos Pastorais e Equipas de Animação Pastoral, aos jovens integrados na Igreja, bem como a jovens não crentes. Embora se centre nos jovens, o Plano Pastoral dirige-se a toda a Igreja diocesana”, realça.

O bispo de Coimbra convida toda a comunidade a “avançar com confiança, esperança e fé, alimentados pela força renovadora de Cristo Vivo e pela criatividade do Espírito Santo” e pede o contributo de todos “para a realização desta obra comum: a construção duma Igreja jovem, viva, acolhedora e fraterna, como acreditamos que Deus a deseja.”