CentroTV

Diocese de Viseu diz que existem dois casos de abusos sexuais investigados pelas autoridades civis e eclesiásticas

Em face de dois alegados casos de abuso sexual por parte de padres da Diocese de Viseu a Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis de Viseu, está a investigar.

O padre suspeito dos abusos foi afastado. Mas além do afastamento pedido pelo padre, o bispo D. António Luciano tomou a decisão de o suspender preventivamente.

“A vontade salvífica de Deus não exclui ninguém do seu amor. O menor e o adulto vulnerável são uma prioridade para a sociedade e para a Igreja”, frisa hoje a Diocese de Viseu em nota enviada à CentroTV.

O caso anunciado nos “meios de comunicação social está nas instâncias próprias e segue o percurso que o Papa Francisco e as directrizes da CEP indicam para estes casos. A comissão recebeu a denúncia e depois seguiram-se todos os passos e procedimentos legais para este tipo de investigações tanto por parte das autoridades civis como eclesiásticas”, refere ainda a Diocese.

Relativamente às “notícias veiculadas pela comunicação social, e tendo em conta a privacidade, confidencialidade e autodeterminação que são devidas às vítimas, a Diocese respeitará sempre as normas civis e eclesiásticas”, conclui.