CentroTV

Diretor da PJ diz que Rendeiro foi preso na África do Sul e pode ser extraditado para Portugal

João Rendeiro foi detido esta madrugada, pelas 7h00, na África do Sul, anunciou esta manhã, o diretor nacional da PJ.

A CNN Portugal revela que João Rendeiro estava, nos últimos dias, a viver na Cidade do Cabo e que foi detido num resort de luxo junto ao Kruger Park, um parque nacional que é uma das maiores reservas de caça de África, muito próximo da fronteira com Moçambique.

“Ao contrário do que tem sido dito existe possibilidade de João Rendeiro ser extraditado para Portugal”, afirmou Luís Neves em conferência de imprensa.

 “Nós detetámos a saída desta pessoa procurada em 14 de setembro do Reino Unido”, afirmou, acrescentando que: “temos a perceção de por onde passou até chegar à África do Sul”.

João Rendeiro

Adiantando que o fugitivo terá entrado no país africano a 18 de setembro. A detenção ocorreu hoje, às 07h00 locais (05h00 em Portugal).

Luís Neves disse ainda que Rendeiro “reagiu surpreso [à detenção], não estava à espera” e que “não tinha disfarce e tinha cuidados”.

Rendeiro foi condenado por três vezes: em 2018, a uma pena de cinco anos e oito meses de prisão efetiva, pelos crimes de falsidade informática e falsificação de documentos; em maio de 2021, a uma pena de dez anos de prisão efetiva, pelos crimes de fraude fiscal qualificada, de abuso de confiança qualificado e de branqueamento; em setembro de 2021, a uma pena de três anos e seis meses de prisão efetiva por crimes de burla.