CentroTV

“Diz a Verdade ao Poder” no TAGV em Coimbra

Diz a Verdade ao Poder – Vozes do Outro Lado da Escuridão é uma adaptação de Ariel Dorfman, autor chileno-americano, do livro Speak Truth to Power de Kerry Kennedy. É uma peça de teatro onde se abordam casos reais de violação dos direitos humanos.

A reposição no TAGV no dia 29 e 30 de novembro, com sessões para escolas (30 de novembro, 15h30) e sessões para o público em geral (29 e 30 de novembro, às 21h30).

Com produção da Bonifrates esta peça estreou na Fundação Calouste Gulbenkian, no passado mês de maio, no âmbito de um Colóquio Internacional sobre direitos humanos “Os Direitos Humanos e os desafios do século XXI”.

Agora com duas sessões em agenda, 29 e 30 de novembro (sendo a última a sessão para as escolas), o Teatro Académico de Gil Vicente em Coimbra, dá voz a estas “pessoas que encontraram um meio de falar, que decidiram que não podiam viver consigo próprias se não fizessem nada, que não podiam continuar as suas vidas se permanecessem caladas.

“Diz a Verdade ao Poder” é uma manifestação do fim do medo. É um testemunho real de uma constante luta pela liberdade e pela dignidade.

“Os corpos que veiculam estas vozes, ou estiveram pessoalmente expostos à violência ou foram testemunhas dessa violência sobre outros seres humanos, grupos, ou nações, um texto de Ariel Dorfman sobre livro de Kerry Kennedy, com tradução de João Paulo Moreira.

A encenação da peça da Bonifrates é de João Maria André, música ao vivo com João Fragoso e interpretação de Alexandra Silva, Ana Pires Quintais, Cristina Janicas, João Paulo Janicas, João Pedro Gama, José Castela, José Manuel Carvalho, José Nelas, Maria José Almeida, Maria Manuel Almeida, Paula Santos, Rui Damasceno e Vítor Carvalho. Ariel Dorfman escritor chileno-americano, ativista dos direitos humanos, com livros traduzidos em mais de 40 línguas. Às suas peças de teatro, encenadas em mais de 100 países, foram atribuídos inúmeros prémios.