CentroTV

Docas de Coimbra vão finalmente para obras

O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, assinou, esta manhã, o auto de consignação da obra de ampliação e requalificação dos edifícios de restauração do Parque Verde do Mondego – margem direita.

Os principais espaços de restauração das popularmente conhecidas “docas” vão ser beneficiados através da construção de quatro novos módulos na cobertura – passando a ser ‘duplex’ -, estando também prevista a instalação de esplanadas.

Esta empreitada representa um investimento de 824.620,26 euros e fica entregue à empresa Garfive Unipessoal, Lda.

Manuel Machado salientou que esta empreitada cruza “duas preocupações significativas: atrair atividade económica ao usufruto de Coimbra, num espaço ímpar que é o Parque Verde do Mondego, intervindo de modo cuidado, permitindo melhorar, aperfeiçoando as condições de operação e de equilíbrio paisagístico”.

O autarca recordou ainda que o projeto de requalificação do Parque Manuel Braga está em desenvolvimento, deixando votos para seja célere de modo a resolver o problema de “um dos sítios mais necessitados de intervenção”.

A empreitada “Parque Verde do Mondego – Margem Direita – Ampliação dos edifícios de restauração e Requalificação dos pisos envolventes”, cujo projeto de ampliação foi elaborado pelo ateliê do arquiteto Camilo Cortesão, vem requalificar uma zona central muito acarinhada pela cidade e prevê uma nova configuração do espaço, que passa a ter 4+1 estabelecimentos, ao invés dos anteriores 3+1 (3 bares/restaurantes mais uma gelataria).