O documentário “A Cidade e as Serras em Tempo de Pandemia”, da CentroTV, foi escolhido para fazer parte da Seleção Oficial do CINEECO – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela 2020, que vai decorrer no próximo mês de outubro em Seia.
A 26ª edição tem a concurso 80 filmes em competição, de mais de 26 nacionalidades.
Da autoria de Paulo Lencastre Leitão, o documentário de 17 minutos, retrata os efeitos provocados pela pandemia Covid-19 nas populações aldeias das serras do Açor e da Estrela, em contraponto com a realidade de grandes metrópoles do mundo como São Paulo, Sidney, Roma ou Miami, onde residem emigrantes portugueses.
Publicado por CineEco Seia em Segunda-feira, 10 de agosto de 2020
“Estou obviamente satisfeito por mais uma vez termos um documentário na final do CineEco, onde já anteriormente fomos premiados com outros trabalhos”, adianta Paulo Lencastre Leitão.
Para o jornalista e autor deste doc “é mais um incentivo para continuarmos a produzir filmes de qualidade a partir do interior do país, onde temos o nosso centro de produção, e pretendemos continuar a investir apesar das dificuldades existentes, ainda mais agora com esta tragédia da pandemia que se abateu sobre todos nós”.
No entanto, considera que “é fundamental mantermos o otimismo e olharmos sempre em frente, para continuarmos esta batalha de trabalhar a partir do interior do país”.
O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, é o único festival de cinema em Portugal, dedicado á temática ambiental, no seu sentido mais abrangente, que se realiza em Seia, anualmente em Outubro e de forma ininterrupta, desde 1995, por iniciativa do Município de Seia.
Trata-se de um festival que decorre na Casa Municipal da Cultura de Seia e no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e que já ganhou grande prestígio internacional, concorrendo habitualmente mais de 600 documentários, oriundos de mais de 30 países.
O formato do certame assenta num conjunto de atividades desenvolvidas ao longo de 8 dias e nelas se incluem diversas atividades paralelas, como sejam conferências, concertos, workshops, exposições, para além da secção competitiva e vários ciclos de cinema.
O Cine’Eco oferece ao público em geral um cinema de qualidade e cinematografias pouco conhecidas e alternativas em relação ao mercado tradicional.