CentroTV

Doente com hepatite C gritou ao ministro da Saúde no parlamento para não o deixar morrer

A audição com o ministro da Saúde que decorreu esta manhã na Assembleia da República foi interrompida há momentos por um dos doentes com hepatite C que está a aguardar o tratamento.

José Carlos Saldanha, 50 anos, é um dos doentes que está a ser tratado no Hospital Santa Maria onde morreu há dias a primeira vítima desta doença.

“Não me deixe morrer. Acabem com isto por favor. A si eu vou encontrá-lo”, gritou o doente enquanto apontava para o ministro Paulo Macedo.

O doente está a assistir à audição que está a decorrer no Parlamento acompanhado por mais um doente e o filho da vítima mortal, David Gomes, que vai processar o Estado por homicídio por negligência.

“Foi o SNS que matou a minha mãe”, disse ao Económico David Gomes frisando que a doente esteve “mais de dez meses à espera” do fármaco. Estes são alguns dos rostos de doentes com hepatite C a quem não lhe está a ser dado o acesso ao medicamento.

Em causa está o medicamento inovador, o Sofosbuvir, com um preço de 42 mil euros por doente.

Apesar de já ter sido aprovado há um ano na Europa, o Inarmed ainda está a negociar com um laboratório um preço que o Serviço Nacional de Saúde possa pagar. Segundo a Autoridade do Medicamento o acordo estará por dias.

Fonte: DE