CentroTV

Dois prémios World Travel Award para a região Centro

Dois projetos turísticos da região Centro venceram esta noite prémios nos World Travel Award em Berlim, na Alemanha.

Um Green Award para a Transumância de Castro Daire é um World Travel Award para os Passadiços do Mondego, na Guarda

Os Green Destinations – Top 100 Story Awards destacam e celebram as iniciativas mais inspiradoras para o desenvolvimento do turismo sustentável a partir das histórias submetidas à competição anual em diversas categorias.

O Município de Castro Daire foi distinguido com o primeiro lugar nos Green Destinations Top 100 Story Awards, na categoria Cultura e Tradição, com a história “A última rota da Transumância em Castro Daire”. Trata-se de uma distinção na qual o Município de Castro Daire foi vencedor, mas inicialmente nomeado finalista ao lado dos territórios de Belch na Albânia, Aspen nos Estados Unidos da América, Brezice e Salleck Valey na Eslovénia e Miyazu City no Japão.

“Ao receber este prémio, o Município de Castro Daire assume um papel de líder exemplar na indústria do turismo sustentável não só em Portugal, mas no mundo. Este reconhecimento é o resultado da dedicação e preservação da nossa rica herança cultural, enquanto simultaneamente procuramos e implementamos um conjunto de medidas e práticas inovadoras para minimizar a pegada ambiental e social no nosso concelho.” Referiu Paulo Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, no âmbito da cerimónia de entrega desta distinção, acrescentando que “Este prémio não apenas valida os nossos esforços contínuos, mas também serve como um estímulo para continuar a trilhar o caminho da sustentabilidade e autenticidade cultural. Estamos profundamente agradecidos pelo reconhecimento e comprometidos em continuar a elevar os padrões do turismo responsável.”

O Green Destinations Top 100 tem como objetivo global evidenciar os destinos turísticos que se destacam pelas suas iniciativas e esforços notáveis no sentido do turismo sustentável. A categoria de Cultura e Tradição premeia as organizações ou territórios que sobressaem na promoção e preservação das suas riquezas culturais, promovendo uma experiência turística enriquecedora e autêntica. Desta forma, esta distinção reconhece e celebra o compromisso excecional dos territórios com práticas sustentáveis e a preservação de valores culturais e tradições autênticas.

“A Última Rota da Transumância” é um evento promovido pelo Município de Castro Daire, assente na recriação de forma a reviver uma tradição ancestral que deslocava rebanhos e pastores, desde o sopé da Serra da Estrela até à Serra do Montemuro.

A Transumância era a “grande” viagem da Estrela ao Montemuro, pastores e muitas centenas de cabeças de gado subiam à serra por rotas iniciadas em tempos ancestrais, onde os pastos eram mais viçosos, para passar o verão. Da transumância sobram as recordações. Pelas Rotas da Transumância, mais do que rebanhos e pastores, seguia também toda a cultura inerente a cada povo. Tradições e costumes eram passados de região em região, contribuindo para uniformizar características entre povos distantes.

O troço daquela que foi “A Última Rota da Transumância” em Castro Daire, no ano de 1999, encontra-se atualmente recuperado consistindo num produto de turismo de natureza, onde a ruralidade e tradição contactam com o meio ambiente aproveitando os recursos naturais do território. Recriam-se estas deslocações em passeios pedestres, experiências e eventos únicos onde o imaginário pastoril e da transumância marca, passo a passo, estes caminhos.

Este ano, o evento “A última Rota da Transumância”, terá lugar nas datas de 24 a 28 de junho com a recreação da subida à serra e a 24 de Agosto a descida da Serra, entre muitas outras atividades destaca-se ainda a quinta da transumância.

Os Passadiços do Mondego foram galardoados com o prémio Projeto Líder de Desenvolvimento do Turismo 2024 [Europe’s Leading Tourism Development Project 2024] na Gala dos World Travel Awards que decorreu esta noite (6 de março) no The Ritz Cartlon, em Berlim, Alemanha.

Os World Travel Awards são considerados os “Óscares” do Turismo; os mais prestigiados prémios atribuídos no setor. O Município da Guarda agradece a todos os que contribuíram com o seu voto, para que este prémio fosse possível.