O dia 12 de agosto foi declarado como Dia Internacional da Juventude em 1999, após recomendação resultante da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, que teve lugar em Portugal, em 1998.
“Desde então, tem-se celebrado mundialmente este dia, assinalando o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental”, adianta em nota o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
As comemorações em Portugal são coorganizadas pelo IPDJ, Conselho Nacional de Juventude e Federação Nacional das Associações Juvenis.
“Consulta aqui as oportunidades de gratuitidades e benefícios, por região, concedidos por entidades parceiras à população jovem neste Dia Internacional da Juventude”, informa.
O Presidente da República assinalou hoje o Dia Internacional da Juventude destacando “o papel transformador e mobilizador dos jovens” em Portugal e diz partilhar com eles a preocupação com temáticas como as alterações climáticas ou uma sociedade mais inclusiva.
“Assinalo hoje, neste Dia Internacional da Juventude, o papel transformador e mobilizador das e dos jovens no nosso país. Cabe-vos fazer acontecer o futuro, com a vossa voz, as vossas mãos e talentos, o vosso querer”, adianta numa mensagem divulgada no portal oficial na Internet.
Afirma ainda partilhar com os jovens os “anseios por uma sociedade mais inclusiva, promotora de igualdade, onde todos possam ter um melhor amanhã, sem discriminações de qualquer tipo, por mais e melhores oportunidades de emancipação na educação, na habitação, na formação académica e profissional e no emprego”.