CentroTV

Edição municipal “Azulejaria na Região Centro“ premiada pelo projeto “S.O.S Azulejo“

Realizou-se ontem, dia 9 de novembro, no Palácio Fronteira em Lisboa, a entrega dos “Prémios SOS Azulejo 2019-2020”, cujo júri foi presidido pelo Professor Vítor Serrão. Nesta edição foram atribuídos nove Prémios e seis Menções Honrosas.

Ao Município da Figueira da Foz foi atribuído o prémio “Divulgação“, pela  publicação do Caderno Municipal 52 “Azulejaria na Região Centro“,  obra editada em 2019, no âmbito do colóquio homónimo realizado em 2014 em parceria com o Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património – Universidade de Coimbra (CEAACP-UC).

Contou com a presença de alguns dos nomes mais notáveis em Portugal no campo do estudo e investigação na azulejaria, bem como de Francine Stoffels, co-editora da revista Tegel e responsável pelo reatar das ligações entre especialistas de azulejaria em Portugal e na Holanda.

Marcaram presença na cerimónia de entrega dos prémios, em representação do Município, Margarida Perrolas, Diretora do Departamento de Cultura e Turismo e Inês Pinto, técnica municipal cocoordenadora da publicação premiada.

A obra divide-se em três capítulos: Azulejaria Portuguesa, Azulejos Holandeses em Portugal e Azulejaria na Região Centro, e apresenta um total de sete artigos, dois dos quais dedicados ao património azulejar no concelho da Figueira da Foz (Casa do Paço e Paço de Maiorca).