O Museu Municipal – Edifício Chiado foi requalificado e vai reabrir ao público já este sábado, dia 18 de maio, sendo um dos pontos fortes da programação que a Câmara Municipal de Coimbra preparou para as comemorações do Dia Internacional dos Museus, que se assinalada precisamente nesse dia.
A requalificação deste edifício, com 109 anos de história, localizado no centro da Baixa de Coimbra, representou um investimento municipal de 104 mil euros.
No próximo sábado, o Museu Municipal – Edifício Chiado reabre ao público após ter sido sujeito a obras de requalificação nos últimos sete meses, com o objetivo de conservar a sua identidade arquitetónica, preservar o seu espólio e permitir o seu funcionamento com qualidade e conforto. A intervenção incidiu, essencialmente, em trabalhos de pintura e restauro do alçado principal, de beneficiação da claraboia e de fornecimento e aplicação de um novo soalho no rés-do-chão.
O Edifício Chiado volta a disponibilizar aos visitantes a Coleção Telo de Morais, bem como os dois espaços destinados a exposições temporárias. A nova programação prevê uma iniciativa em que algumas das obras de arte da Coleção Telo de Morais saem à rua e ganham vida com recriações animadas e estátuas vivas que poderão ser apreciadas nas ruas e espaços comerciais da Baixa da cidade.
A par com este renovado espaço museológico também os restantes núcleos que integram o Museu Municipal de Coimbra – Núcleo da Cidade Muralhada (na Torre de Almedina) e Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra (na Torre de Anto) – oferecem programação que reforça a importância da celebração do tema “Os Museus como Centros Culturais: o futuro da tradição”, temática escolhida para 2019 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM).
Para comemorar o Dia Internacional dos Museus e a Noite dos Museus, a Câmara Municipal de Coimbra permitirá o acesso livre aos três núcleos do Museu Municipal de Coimbra e o horário de abertura ao público será alargado ao período noturno, funcionando também das 21h00 às 24h00.
Esta iniciativa internacional junta, uma vez mais, um conjunto de espaços museológicos que integram a Coimbra – Rede de Museus para celebrarem, fruto de uma programação concertada, focada na arte do ferro e dirigida aos conimbricenses e a todos aqueles que escolham Coimbra como destino turístico, no próximo fim de semana, o Dia Internacional dos Museus e a Noite dos Museus.
Nesta perspetiva, a Coimbra – Rede de Museus desenvolverá um programa de visitas dedicado à arte do ferro, com um percurso pedonal que se iniciará de manhã, na Cruz de Celas, passará pela zona da Universidade e terminará na zona baixa da cidade, ao final da tarde, no qual se pretende identificar alguns elementos decorativos e estruturais em ferro.