Um editor de cinema britânico está a publicar imagens virais, utilizando inteligência artificial (IA), com imagens de figuras históricas famosas, como Jesus, Cleópatra, Rainha Elizabeth I, Henrique VIII, ou Napoleão, a tirar selfies.
“Os resultados são hilariantes, e todos com quem compartilhei o meu trabalho não conseguem acreditar como as fotos realmente parecem reais”, disse Duncan Thomsen ao SWNS.

Utiliza software de IA Midjourney por meio do aplicativo Discord, que responde a solicitações e comandos definidos pelo utilizador para gerar imagens, referenciando milhões de imagens online. Thomsen recriou cenas da Batalha de Waterloo, da corte de Cleópatra e da Última Ceia.

O processo de programação pode ser demorado, pois a IA orienta os utilizadores a dizer exatamente o que precisa fazer e requer “descrições absolutas”, explicou Thomsen. Thomsen que acha que a tecnologia é tão precisa que poderia ser usada para ensinar história nas escolas, chamando-a de “viajar no tempo sem uma máquina do tempo”.

“Pode-se pedir que a IA seja historicamente precisa e, fazer referência a qualquer coisa, em qualquer lugar, e essa é a beleza disso”, disse ele ao SWNS.