CentroTV

EDP Distribuição investiu 16 milhões de euros na limpeza da floresta

Nos últimos 3 anos a EDP Distribuição efetuou a limpeza da floresta nas faixas de proteção de aproximadamente 25 500 quilómetros da rede aérea de distribuição de energia elétrica de alta e média tensão, com investimento de 16 milhões de euros.

Em Portugal continental cerca de oitenta por cento daquela rede, com total de 82 175 quilómetros, tem um traçado aéreo com uma parte significativa cruzando zona florestal. Esta intervenção tem 2contribuído para tornar as linhas aéreas mais resilientes a fenómenos atmosféricos adversos que têm ocorrido com maior frequência nos últimos anos”, revela a EDP em comunicado.

Por outro lado é “essencial para a prevenção dos fogos florestais, facilitando uma intervenção direta ao seu combate e reduzindo os efeitos da sua passagem. As ações são efetuadas em colaboração com as Autarquias, seguindo Planos Municipais da Floresta Contra Incêndios com rigoroso cumprimento da legislação em vigor”.

A par da limpeza florestal, a EDP Distribuição mantém a rede elétrica aérea sob vigilância permanente, com programas de monitorização das linhas, recorrendo de forma crescente a novas tecnologias.

São realizadas inspeções visuais, termográficas e com medição por laser, garantindo por essa via a verificação da distância regulamentar dos condutores às árvores, suportando planos de manutenção corretiva. Este procedimento, realizado há alguns anos com helicóptero, tem sido efetuado, mais recentemente, com recurso a drones.