CentroTV

EDP reconhece que fez descargas no rio Alva mas diz que avisou autoridades

A EDP Produção explicou hoje que interveio na Estação de Tratamento de Águas (ETA) da Senhora do Desterro,  no concelho de Seia, para garantir a eficiência dos caudais à entrada da central, numa resposta às críticas do município de Oliveira do Hospital.

A Câmara daquele concelho do interior do distrito de Coimbra responsabilizou ontem a EDP pelos constrangimentos que se estão a verificar ao nível do abastecimento de água da rede pública.

“Esta intervenção da EDP, feita sem qualquer aviso prévio, teve um impacto muito negativo na ETA que abastece três concelhos e tem-se registado um grande aumento da turvação na água bruta, condicionando, por isso, a capacidade de produção de água”, denunciou o presidente da Câmara, em comunicado.

Também em comunicado enviado à agência Lusa, a EDP Produção disse que as “entidades competentes foram avisadas pela empresa, nomeadamente o ICNF, a APA e a Águas Vale do Tejo, no sentido de minimizar o potencial impacto dos trabalhos”.

“A intervenção veio a revelar-se mais demorada do que o previsto, mas a EDP Produção está desde a primeira hora a fazer todos os esforços para restabelecer a normalidade da operação”, lê-se na nota.

Segundo o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, a situação obriga o município a socorrer-se de camiões cisternas dos bombeiros para tentar garantir o fornecimento de água potável à população.

José Carlos Alexandrino salienta que esta situação ocorreu “precisamente numa altura em que a região foi afetada por uma severa onda de calor, o que juntamente com o aumento da população, que habitualmente se regista por esta altura do ano, gera sempre elevados consumos de água”.

O autarca adianta que a empresa Águas do Vale do Tejo e o município estão a realizar “todos os esforços no sentido de minimizar os constrangimentos de abastecimento de água potável”, mas aconselha a população a que durante o verão – e especialmente nestes dias – efetue “um consumo moderado e responsável”.