CentroTV

Em 2021 foram 4463 as pessoas que participaram nas iniciativas das Obras Sociais de Viseu

Em 2021, através das respostas sociais e dos projetos de intervenção social e comunitária – Creche, Ensino Pré-escolar, Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL), Centro Apoio Alzheimer Viseu (CAAV), Formação Certificada, Serviço de Atendimento e Acompanhem-to Social (SAAS); CLDS 4 G Viseu Comunidade de Afetos; CLDS 4G Viseu Positivo – 4463 pessoas, de todas as idades, participaram nas iniciativas das Obras Sociais de Viseu.

As Obras Sociais desenvolvem, em “parceria com entidades de referência, ações de intervenção social e comunitária”, adianta em nota a instituição

Segundo o presidente da direção, José Carreira, as prioridades e objetivos estratégicos visam concorrer para a construção de uma Cidadania Social, ancorada numa Economia do Cuidado”.

“O cuidado com as pessoas de todas as idades é central na definição da nossa ação. Entendemos o cuidado em duas dimensões, na prestação direta de cuidados e na formação e capacitação das famílias (cuidadores informais) e de profissionais para a prestação de cuidados humanizados e de qualidade, durante todo o percurso de vida de cada uma das pessoas com e para quem trabalhamos”, salienta.

”A instituição celebrará, no próximo dia 30 de abril, 56 ao serviço da comunidade, procurando contribuir, no âmbito da sua missão, para a longevidade feliz das pessoas, ao longo do seu percurso de vida, promovendo, na comunidade em que nos inserirmos, a saúde, a segurança, a participação e a aprendizagem, potenciando a autonomia, a não discriminação e a inclusão”, realça ainda José Carreira.

Na Assembleia Geral, realizada no dia 31 de março de 2022, na qual foram aprovados o Relatório de Atividades e as Contas da instituição, a direção deu nota aos associados, no que concerne às perspectivas futuras, de um otimismo moderado:

“São imprevisíveis as consequências da guerra na Ucrânia que se soma à crise pandémica que ainda não foi debelada. Perspetivar o futuro é um exercício complexo que se adensa, gradualmente, no setor em que atuamos”, refere a instituição.

“O cenário de grande instabilidade e elevado grau de incerteza, “afeta sempre mais os grupos vulneráveis: crianças, idosos e famílias de menores recursos económicos. O risco do agudizar das desigualdades sociais está omnipresente.”, afirma José Carreira.

Face a este contexto, a instituição considera que as ações que desenvolve ganham ainda mais relevância, tal como já tinha sido evidenciado durante a crise financeira de 2008 com as consequências devastadoras, para muitas famílias.

Para dar respostas assertivas e atempadas aos novos e velhos desafios sociais, José Carreira considera “fundamental o contributo de excelência que é dado pelos colaboradores, associados e parceiros institucionais, nacionais e internacionais”.

As Obras Sociais de Viseu, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), fundada em 30 de abril de 1956, desenvolvem respostas sociais e projetos de intervenção social e comunitária: Creche, Ensino Pré-escolar, Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL), Centro Apoio Alzheimer Viseu (CAAV), Formação Certificada, Serviço de Atendimento e Acompanhem-to Social (SAAS); CLDS 4 G Viseu Comunidade de Afetos; CLDS 4G Viseu Positivo. Estão, neste momento, em desenvolvimento: Laboratório Social; Link Social Viseu e plataforma de emprego ViseuWork.