CentroTV

Em 2021 foram separadas embalagens para reciclagem o equivalente a 42kg por habitante da região do Planalto Beirão

Em 2021, foram separadas para reciclagem um total de 13.832 toneladas de resíduos de embalagens, o equivalente a 42kg por habitante da região do Planalto Beirão. Em 2014, a recolha seletiva de resíduos de embalagens fixava-se em apenas 21kg por habitante.

A reciclagem de resíduos de embalagens registou ainda um aumento de 8% (mais 1.000 toneladas), face a 2020. A fração do vidro foi a que mais se destacou, com um crescimento de 13%.

“Os resultados são animadores e revelam que a população está a corresponder ao desafio lançado pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão”, destaca.

Recorde-se que, desde 2017, a Associação de Municípios instalou mais 1.847 novos ecopontos, colocou mais 20 viaturas a fazer a recolha dos resíduos dos ecopontos e está a executar um Plano de Sensibilização e Educação Ambiental, com o mote Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão, junto da população em geral, da comunidade escolar e dos operadores de comércio e serviços.

Cada tonelada de resíduos de embalagens separada, que represente um aumento face aos valores de 2014, será convertida em apoios sociais para uma associação de utilidade pública da região do Planalto Beirão. É este o objetivo da campanha solidária ‘Separar para ajudar’, que une a vertente social ao plano de sensibilização e educação ambiental desenvolvido pela Associação de Município da Região do Planalto Beirão (AMRPB).

Também no sentido de promover o debate entre os mais jovens sobre os resíduos que são diariamente produzidos e como devem ser descartados, a AMRPB desafiou os alunos do Planalto Beirão a criarem uma campanha de sensibilização ambiental, que contribua para o aumento da separação dos resíduos de papel/cartão, plástico/metal e vidro, na escola, em casa e na comunidade.

Este projeto, desenvolvido pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, é cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.