CentroTV

Em fase de conclusão a remoção da cobertura de amianto na Escola Dr. Daniel de Matos em Poiares

A obra da responsabilidade da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, da retirada do fibrocimento dos pavilhões da Escola EB 2, 3/S Dr. Daniel de Matos está já em fase de conclusão.

Esta empreitada representa um investimento de cerca de 250 mil euros, financiado a 100 por cento pelos fundos estruturais europeus.

Trata-se, como referiu o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, “da resposta a uma das nossas preocupações, e que há muito tempo era exigida pela nossa comunidade, sendo que agora podemos finalmente afirmar que o amianto foi erradicado na escola-sede do nosso Agrupamento de Escolas”.

Decorridos os prazos e procedimentos legais, “a execução da obra foi mais célere dado o confinamento que obrigou ao ensino à distância, permitindo que o empreiteiro pudesse proceder aos trabalhos sem o constrangimento que o normal funcionamento das aulas presenciais traria”, acrescenta o autarca.

O presidente da Câmara Municipal sublinhou ainda “o carácter estruturante que esta intervenção tem na Escola Dr. Daniel de Matos, equipamento que data da década de 80 e que desde então foi tendo algumas intervenções e melhoramentos, mas apenas pontuais”.

Nesse sentido, João Miguel Henriques afirmou que “a autarquia em conjugação com a Direção do Agrupamento de Escolas tem encetado diversas diligências junto das entidades governativas competentes para que num futuro próximo possamos desenvolver uma intervenção de fundo, para que a escola possa ser devidamente requalificada e adequada às necessidades educativas atuais”.