O embaixador da Holanda em Portugal, Govert de Vroe, deslocou-se ao Município de Oliveira do Hospital para reunir com a comunidade de cidadãos holandeses residentes no concelho.
Num encontro, que decorreu no Camping & bungalows Ponte das Três Entradas, Portugal, e que contou também com a participação de holandeses a residir em concelhos vizinhos, Govert de Vroe, quis inteirar-se da situação em que se encontram os seus concidadãos, após os incêndios, e congratulou-se com a forma como o município tem estado a gerir os problemas, através do Gabinete de Apoio do projeto “A Friendly Municipality”.
Neste encontro, o vereador da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, apelou a Govert de Vroe no sentido de sensibilizar a Holanda, no contexto da União Europeia (UE), para as questões ligadas aos apoios financeiros da UE às vítimas da catástrofe provocada pelos incêndios.
Sublinhando a importância que a comunidade de holandeses tem para Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo pediu a ajuda de todos no processo de fazer renascer o concelho e deu conta de que todos os cidadãos, afetados pelos incêndios, têm estado a ser apoiados, assim como os operadores turísticos.
Entretanto, neste encontro, foi também anunciado que, no âmbito do projeto “A Friendly Municipality”, o Fórum das Comunidades reunirá com a comunidade estrangeira residente em Oliveira do Hospital durante este mês de novembro, com vista a avaliar as todas as questões consideradas pertinentes.
Na ordem do dia, estarão em debate temas como a preservação da paisagem e das linhas de água; o ordenamento da floresta e as medidas previstas para evitar a erosão dos solos.