CentroTV

Emigraram cinco mil bombeiros nos últimos três anos

Todos os dias, há quatro bombeiros a fazer as malas para emigrar.

Nos últimos três anos, cerca de cinco mil voluntários e profissionais abandonaram o país à procura de uma vida melhor, segundo as estimativas das associações de bombeiros profissionais e voluntários.

A conta é fácil de fazer: quatro mil voluntários e mil profissionais vivem agora no estrangeiro, revelaram ao JN os presidentes da Associação dos Bombeiros Voluntários, Moreira da Silva, e da Associação dos Bombeiros Profissionais, Fernando Curto.

Os voluntários saem principalmente porque perderam o emprego e os profissionais porque não ganhavam o suficiente para sustentar a família, resumem os dois responsáveis.

Entretanto, Jaime Marta Soares foi reeleito ontem à noite presidente da Liga de Bombeiros Portugueses para um segundo mandato de três anos, com 66% dos votos, no 42.º congresso que decorre em Coimbra.

O candidato vencedor, que liderava a lista B, obteve 471 votos, contra 258 alcançados por Joaquim Rebelo Marinho, presidente da Federação de Bombeiros de Viseu, tendo ainda se registado 10 votos brancos e quatro nulos.