CentroTV

Empresas da região Centro podem fazer parcerias com congéneres chinesas de Zheijang

No âmbito da cooperação científica e tecnológica entre empresas e instituições de investigação da Província chinesa de Zhejiang e da região Centro de Portugal, foi hoje aberto pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Província de Zhejiang um convite que define as condições de apoio às empresas chinesas que pretendam envolver-se numa parceria com as empresas e unidades de investigação do Centro de Portugal.

Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), sublinha que a “abertura da call por parte dos nossos parceiros da Província de Zhejiang significa que se deu um passo em frente para além do que é habitual, ou seja, dos protocolos e das missões. A cooperação entre empresas e unidades de investigação do Centro de Portugal tem vindo a ser trabalhada há cerca de dois anos com missões entre os dois países. As parcerias com organizações chinesas são sobretudo fundamentais pela possibilidade das empresas portuguesas passarem a ter um mercado muito vasto para as suas tecnologias e produtos inovadores.

Também do lado português estão já abertos os avisos do Portugal 2020 que poderão apoiar a dinamização de projetos que se insiram no âmbito do Memorando de Entendimento, subscrito em novembro de 2014, entre o Departamento de Ciência e Tecnologia da Província de Zhejiang (ZPSTD) e a CCDRC.

A CCDRC, através do Gabinete de Apoio ao Promotor, disponibiliza ainda um serviço de apoio à identificação de parceiros do lado da Província de Zhejiang, assim como ao enquadramento de projetos de âmbito regional, quer nas áreas-objetivo do Memorando, quer no âmbito dos Avisos do Portugal 2020.