CentroTV

Empresas Gazela da Região de Coimbra criaram 556 postos de trabalho

A região Centro conta, pela segunda vez, com mais de uma centena de empresas Gazela, que criaram 556 postos de trabalho.

São 119 empresas jovens que, num curto espaço de tempo, apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios. Trata-se de uma reduzida percentagem do universo das empresas, mas estão presentes em todos os setores de atividade e diferenciam-se, também, pelo seu posicionamento nos mercados e pela sua capacidade de gestão e de risco.

Das 119 empresas, 22 estão localizadas nos municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra: oito em Coimbra, três em Figueira da Foz, Montemor-o-Velho e Oliveira do Hospital e uma em Cantanhede, Mealhada, Miranda do Corvo, Mortágua e Penacova. A CIM Região de Coimbra é, assim, a NUTS III com o segundo maior número de empresas Gazela em 2020 (a par com o Oeste, também com 22, e a seguir à CIM Região de Aveiro, que lidera com o maior número de empresa Gazela).

De acordo com os apuramentos efetuados pela CCDRC, que pelo nono ano consecutivo faz esta distinção das Empresas Gazela na região, destacam-se os seguintes aspetos, para a CIM Região de Coimbra: