CentroTV

Engenheiro da Câmara de S. Pedro do Sul morre ao ser atingido por tampa de saneamento

Um engenheiro da Câmara de São Pedro do Sul, Fernando Albuquerque, com 55 anos, morreu hoje, num acidente de trabalho, ao ser atingido com uma tampa de saneamento na zona da obra de requalificação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Valgode, no concelho de Vouzela.

Ao Jornal de Notícias, o presidente da Câmara de S. Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, explicou que o engenheiro era o encarregado da obra, partilhada entre os municípios de Vouzela e S. Pedro do Sul, que se encontra em fase de testes.

“O trabalhador estava junto a umas condutas, a verificar as pressões, quando se deu um rebentamento. Uma tampa de saneamento foi projetada e atingiu-o nas costas”, relatou o autarca.

“A vítima sofreu várias paragens cardiorrespiratórias que em dado momento foram revertidas, mas acabou por falecer”, lamentou o comandante dos Bombeiros voluntários de Vouzela, Joaquim Tavares.

O helicóptero do INEM foi deslocado para o local, mas não chegou a atuar.

O corpo foi transportado para o Instituto de Medicina Legal de Viseu.

A Câmara de São Pedro do Sul decretou três dias de luto municipal pela morte de Fernando José Reis Afonso Albuquerque.

Numa nota publicada nas redes sociais, o Município manifesta publicamente “o mais profundo pesar pelo falecimento” do engenheiro da obra, “no desempenho das suas funções”, acrescentando que “ao longo dos mais de 28 anos de trabalho nesta Câmara Municipal, Fernando Albuquerque dignificou e valorizou esta instituição, nomeadamente através do seu empenho enquanto trabalhador e funcionário público exemplar”.

A autarquia endereça “as mais sinceras e sentidas condolência” à família, amigos e colegas.