O encerramento do Ciclo de Conferências EPTO FUTUROS 2023, promovido anualmente pela EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, aconteceu com o workshop dedicado ao Curso de Design/Design de Equipamento “Design by Body Painting”, dinamizado pelo artista profissional de pintura corporal e caracterização, Pedro Ildo.
Integrado na participação da EPTOLIVA na EXPOH, a “arte da pintura corporal que transforma pessoas em esplendidas obras de arte vivas, foi o argumento para trazer a público o conhecimento desta modalidade artística contemporânea, neste encontro de conversas técnicas e profissionais moderado pela diretora do Curso de Design, Helena Raimundo e pela jornalista Margarida Prata”, adianta em nota a escola.
Daniel Dinis Costa, presidente da EPTOLIVA adianta que e “ocurso de Design é um dos poucos existentes na Região e está na EPTOLIVA, faz parte da oferta formativa habitual desta escola profissional”.
Destacou as potencialidades desta área formativa, como “um curso diferente e diferenciador, que faz jus a iniciativas “fora da caixa”, como é exemplo mais esta, onde o artista plástico, Pedro Ildo, vem explicar um novo conceito de arte que usa o corpo humano como “tela” para a criação de obras vivas de expressão artística. Esta foi a forma mais criativa e inesperada de encerrar mais um ciclo de EPTO FUTUROS, que levaram conhecimento, experiências, momentos e emoções, para a comunidade, replicando e reforçando os sucessos alcançados a cada ano letivo”.
E foi também numa escola profissional que tudo começou para Pedro Ildo, exatamente na Escola Artística e Profissional Árvore que o preparou para este mundo onde o design lhe ofereceu uma panóplia de possibilidades, que atualmente fazem dele um artista de mão cheia, na área de body paint e caracterização para cinema e teatro com o trabalho requintado e de excelência.
Entre as várias ramificações da pintura corporal surge o trabalho artístico que se baseia numa performance primorosa normalmente apreciada por um público diversificado que consiste em criar algo bastante atrativo e no momento, com um conteúdo que risca as fronteiras da imaginação e que nunca se repete. Para tal, a EPTOLIVA e Pedro Ildo contaram com a participação de Daniela Marques, Miss Coimbra 2020 e Rainha das Vindimas de Portugal 2021, e Nuno Santos, ex-futebolista da Académica e do Tondela, que aceitaram ser os modelos do artista para a realização de um trabalho ao vivo, onde só a fotografia permitiu imortalizar o momento e preservar estas obras artísticas, que também contagiaram a curiosidade e a vontade de fazer parte delas, como aconteceu com a vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital, Graça Silva e o presidente da EPTOLIVA, Daniel Costa.